Viotto convida governador para o lançamento de fazenda experimental

 

Publicado em: 05/10/2016 09:25 | Fonte/Agência: Diário do Noroeste | Autor: Diário do Noroeste

Whatsapp

 

Viotto convida governador para o lançamento de fazenda experimental



O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), João Roberto Viotto, esteve com o governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, para convidá-lo a participar do lançamento da Fazenda Experimental do Curso de Agronomia da Faculdade Fatecie.
O lançamento será no próximo sábado, dia 8, às 10h, na saída para Nova Aliança do Ivaí (Rodovia PR-561), onde era o Horto Meurer.
Ao governador, o presidente da Aciap reforçou que Paranavaí vem se consolidando como um polo universitário que contribui para o desenvolvimento econômico da cidade. 
“Os cursos de graduação têm atraído jovens de toda a região e até mesmo de outras regiões”, disse João Roberto, para justificar a importância do evento.
Segundo o presidente da Aciap, dois fatores têm contribuído para o crescimento da cidade: os cursos de graduação e a consolidação como polo de saúde, que deverá ser concretizado com a conclusão da Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí, com recursos do Governo do Estado, que viabilizará atendimento oncológico (câncer) e de hemodinâmica (cardíaco).
A FAZENDA - De acordo com o diretor geral do Grupo Educacional da qual a Fatecie faz parte, Gilmar de Oliveira, a fazenda experimental terá 15 alqueires. 
“As atuais instalações serão adaptadas para as aulas práticas, que até então aconteciam em propriedades cedidas ou mesmo através de visitas de campo. A área começa ali no Horto Meurer e vai até os fundos do condomínio Bougainville Residence & Resort”, explicou o diretor. 
A primeira iniciativa será a implantação de uma horta orgânica, sendo que a produção se destinará a entidades beneficentes da cidade.
Já em 2017, informa Gilmar, a intenção é lançar a pedra fundamental da Cidade Universitária da Fatecie, em cinco alqueires, ao lado da fazenda, para onde se transferirá a Faculdade e todos os seus cursos.
A Fatecie começou com quatro cursos: Marketing, Processos Gerenciais, Sistema de Internet e Gestão Ambiental. Depois vieram Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis. 
Ano passado começou o curso de graduação em Engenharia Civil. Este ano começou o curso de Agronomia. Para o ano que vem deve começar Psicologia e em 2018, estão previstos os cursos de Odontologia e Educação Física.
“Com mais espaço mais cursos virão, até de forma natural. E nosso sonho será chegar a um Centro Universitário, quando teremos mais autonomia para a implantação de cursos. E aí, quem sabe, não tenhamos o curso de Medicina?”, diz o diretor.
A Faculdade Fatecie tem hoje mil alunos e com as outras unidades do grupo são cerca de dois mil estudantes

Imagens