Trabalho de Tião Medeiros garante Patrulha do Campo para municípios que fazem parte da CICA


Publicado em: 06/09/2017 00:00
Autor: Assessoria Dep. Tião Medeiros
Fonte: Assessoria Dep. Tião Medeiros
Trabalho de Tião Medeiros garante Patrulha do Campo para municípios que fazem parte da CICA

Trabalho de Tião Medeiros garante Patrulha do Campo para municípios que fazem parte da CICA


Uma conquista. Assim o deputado estadual Tião Medeiros definiu a destinação de um kit da Patrulha do Campo para os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambimental (CICA). A destinação foi confirmada nesta terça (05) durante uma reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e os prefeitos dos municípios que fazem parte do consórcio. O Projeto Patrulha do Campo consiste em disponibilizar aos consórcios intermunicipais equipamentos para o trabalho de readequação e melhoria de estradas rurais.

A patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.

Para Tião Medeiros, estes equipamentos vão ajudar a transformar as estradas da região. “O solo de nossa região é bem característico, o que reflete nas estradas. Caso não haja conservação, o resultado pode ser grandes erosões, como as que já afetam muitos municípios. Por isso a Patrulha do Campo vai ser de extrema importância, não só para melhorar as estradas, mas também para a conservação delas”, explicou.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, a destinação da patrulha para o consórcio é fruto do trabalho do deputado Tião Medeiros. “Ele vem trabalho há muito tempo para que isto se tornasse realidade. Esta é uma conquista do Tião para a região”, disse Rossoni.

Participaram do encontro os prefeitos de Paranavaí, delegado K.I.Q, de Alto Paraná, Miro Santana, de Amaporã, Terezinha Yamakawa, de São João do Caiuá, José Carlos Maia, de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan, de Terra Rica, Julio César Leite, de Santo Antônio do Caiuá, Osmar Stachovski, de Mirador, Renato da Silva, e de Tamboara, Toninho Cauneto. O CICA é composto por 14 municípios.

Os prefeitos comemoram a conquista. Julio Leite, de Terra Rica, diz que o município tem quase 600 quilômetros de estradas rurais somente nas áreas do transporte escolar infantil. Segundo ele, os equipamentos vão permitir melhorar o tráfego de quem usa as estradas.

O Programa Patrulha do Campo visa, por de novas formas organizativas, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas. O objetivo é que, além de permitir a trafegabilidade, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando vida útil das estradas.

O programa é um programa coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. A Secretaria da Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) repassam os equipamentos e capacitam os operadores de máquinas. Cabe ao consórcio se responsabilizar pelos operadores de máquinas e gastos com combustíveis.